O tempo passa, agora voa, mas a vida segue. Quero agradecer aos meus seguidores, simpatizantes, gente boa do Brasil e do exterior, pois recebo muitos acessos de boa parte do planeta, conforme relatório de visualizações do blog, e dizer que desejo muita saúde, paz e sucesso à todos em 2013. Continuem prestigiando o futebol catarinense e participem cada vez mais aqui com opiniões, engrandecendo a democracia que é o nosso futebol, o nosso dia-a-dia, a nossa vida esportiva.
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
ISSO PODE?
Não, não se trata de um operário, ajudante de servente, mestre-de-obras ou pedreiro, mas um operário-presidente. Ele é Jerry Luft, presidente do Juventus de Jaraguá do Sul, um dos caçulas do Catarinense 2013. Para eocnomizar R$ 30 mil, ele deu o "bom exemplo" e colocou a mão na massa, seguido por outros dirigentes do clube catarinense. Certo ou não, várzea total (?), a verdade é que o bolso do dirigente está mais leve. Não precisou gastar com mão de obra e o estádio João Marcatto vai ficando em perfeita ordem.
DEU SHOW
Fabrício Polidoro estava no vestiário junto com a boleirada, incluindo Neymar, e aproveitou para clicar ao lado do show Clésio Margarida.
REI DADÁ
Dario Maravilha esteve em Camboriú na última sexta-feira e foi muito simpático com todos os torcedores, inclusive com o jovem Rodrigo Polidoro. "Pode vir com a problemática que eu tenho a solucionática" já dizia o Rei Dadá. E aquela, não tem? "Só três coisas pairam no ar: helicóptero, beija-flor e Dadá". Era ou não era um gênio para a época? O verdadeiro Rei das frases feitas. Um desengonçado para andar e para comemorar os gols, mas artilheiro como ele eu vi poucos nessa vida esportiva.
domingo, 30 de dezembro de 2012
TÚNEL DO TEMPO
Jogadores do Avaí embarcando para uma excursão na década de 70. O primeiro da fila é o barbudo do ponta Carlos Roberto e ao lado dele o goleiro Rubão. Lá no final da fila está o Zenon de camisa branca e segurando a bolsa de viagem, tendo ao seu lado esquerdo o atacante Toninho Quintino com o óculos da moda, o famoso e original Ray Ban.
sábado, 29 de dezembro de 2012
LOUCURA
Por onde passa Neymar é atração e - em um campo de futebol- na cidade de Camboriú não seria diferente. Os seguranças tiveram trabalho para conter as fãs, enquanto a imprensa fazia o seu trabalho. Neymar apareceu com um estilo diferente, esqusitio, com um novo topete e uma tonalidade que mais parece um canarinho.
O CARA
Margarida, todo de rosa, fazendo pose no gramado, marcou mais um golaço ao dar um show ao apitar a pelada em Camboriú. Nesta noite chuvosa e fria de sábado, Margarida estará no Scarpelli no jogo beneficente Amigos do Aloísio x Amigos do André Luis.
TARDELLI
Atacante Diego Tardelli clicou ao lado dos torcedores Rodrigo (E) e Fabrício e fez a sua parte em mais uma ação social durante as férias dos atletas de grandes clubes aqui em Santa Catarina. O jogo beneficente na noite de sexta-feira em Camboriú terminou 5 a 5.
NEYMAR FOI
Ex-jogador da base de Figueirense e Avaí, Fabrício Polidoro conseguiu clicar ao lado do craque Neymar na pelada de ontem em Camboriú, no estádio Robertão, que contou com três mil torcedores. Neymar demorou para chegar e até haviam anunciado que ele não iria, mas desceu de helicóptero e jogou apenas um tempo do jogo beneficente.Diego Tardelli, Diego, ex-Santos, Rafinha, lateral do Bayern, Jadson, do São Paulo, Caio Júnior, Alexandre Lopes, Júnior Baiano, e muitos outros, além do show do Clésio Margarida, foram o ponto alto da festa. Neste sábado, o jogo será em Balneário Camboriú e deve contar com a presença de Ronaldo Fenômeno.
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
TÚNEL DO TEMPO
Reunião de diretoria do Avaí com a presença de dois ex-presidentes do clube e de um dos patronos do Avaí. O primeiro da direita é o ortodondista Décio Girardi, presidente do Avaí no biênio 1986/87. Ao lado dele, José Matusalém Comelli, patrono do clube (o outro patrono é Aderbal Ramos da Silva). De barba e óculos, o ex-presidente José Caldeira Ferreira Bastos, tendo ao seu lado o ex-diretor do Leão da Ilha, Vilson Mariot. Foto da década de 80.
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
PODE NEM ASSUMIR
O Portal Terra traz a notícia que o destino do treinador Sérgio Soares (foto) pode ser a Seleção do Iraque. Ele já atuou por duas temporadas naquele complicado país, onde Zico saiu recentemente xingando todo mundo. Sérgio Soares disse na entrevista que o Avaí já tinha conhecimento dessa possibilidade e que se der certo vai conversar com a diretoria do clube catarinense, ou seja, a prioridade não é o Avaí. Com o Iraque existe a possibilidade de emplacar a Copa de 2014, aqui no Brasil.
TÚNEL DO TEMPO
Gol do Figueirense em clássico no Scarpelli em 1974. Marcos Cavalo (7) vai comemorar com a torcida alvinegra, enquanto Moacir (8) observa a festa. Bons tempos da Coloninha (geral) aberta e com um público presente com muitas bandeiras e a torcida ainda desuniformizada.
segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
JOGO NO SCARPELLI
Clésio Margarida será o átrbiro da "pelada" que mais envolver os Amigos do Aloísio contra os Amigos do André Luis, aquele zagueiro que foi do Fluminense. Clique no banner e saiba mais detalhes do jogo beneficente.
TÚNEL DO TEMPO
Goleiro Joceli e o lateral Orivaldo após um clássico no Scarpelli, na década de 70. Orivaldo deixou o campo chorando e apoiado no ombro do amigo de clube. Reparem que o Avaí ainda não tinha patrocinador na camisa e que a camisa do goleiro titular estava sem o escudo do clube.
PALMEIRENSE
O gaúcho Juliano Maschio, funcionário do Majestic, realizou nesta temporada o sonho de clicar ao lado de ídolos do Verdão como o atacante Barcos (E) e o craque chileno Valdívia. O primeiro fez gols importantes e caiu nas graças da torcida e das crianças com a comemoração ao estilo pirata, enquanto Valdívia não prestou mais depois do sequestro-relâmpago que envolveu ele e a esposa em junho desse ano. O Palmeiras, mesmo na série B, vai concentrar no Majestic para os jogos contra Figueirense e Avaí aqui em Florianópolis.
ESSE É O TRIO
Delfim Peixoto Filho (E), eterno presidente da Federação Catarinense de Futebol, João Nilson Zunino, presidente do Avaí, e Wilfredo Brillinger, presidente do Figueirense, o caçula do futebol catarinense. Brillinger articulou tudo corretamente e deu um nó nos demais presidentes de clubes e que estão no futebol há mais tempo que ele, mas política bem feita é política de resultados. Será o Wilfredo que estará encabeçando as reuniões e ditando regras. O tempo vai dizer quem está com a razão.
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
PRA MATAR SAUDADES
O repórter da esquerda é o Sérgio Murilo, atualmente na Band FM e Band SC - e o da direita o Hélio Costa, do Grupo RIC. O jogador do Figueirense é o Edson Nerí e o do Avaí o lateral Roberto Teixeira. Nesse clássico, ambos estavam sendo premiados pela rádio por conta das suas atuações de destaque em um clássico disputado na Ressacada.
ERA ASSIM
Mercado Público de Florianópolis - batizado há alguns anos de M. Público Aldírio Simões - antigamente permitia passar veículos pelo vão central, sob o olhar vigilante do policiamento da época. Detalhe para o capacete e a farda usados na década de 70. Quem lembra dessa época?
VAI DAR CERTO?
Presidente do Guarani de Palhoça, Amaro Júnior (E), cumprimenta o treinador Hudson Coutinho, na sequência da parceria com o ex-preparador físico que se deu bem e acabou campeão da Divisão de Acesso, culminando com a volta do bugre para a elite do futebol de SC. O tempo dirá se a aposta foi a mais correta. Competência, claro, não falta para o Hudson. Foto de Carlos Amorim/Divulgação.
TÚNEL DO TEMPO
Ponta-direita Marcos Cavalo sendo entrevistado depois da conquista do título estadual de 1974. Foi o oitavo título catarinense do clube alvinegro. Cavalo atualmente é servidor da Secretaria de Estado da Saúde, trabalhando aqui em Florianópolis.
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
NOVO AGRACIADO
Depois de Guga, Evando, Wilson e Fernandes, e os prefeitos César Souza Júnior e Ronério Heiderscheidt, apenas para citar algumas feras do esporte e da política catarinense, na noite de segunda-feira tive o privilégio de presentear o governador Raimundo Colombo com o livro-álbum sobre o estádio Adolfo Konder, de minha autoria, lançado no dia 22 de outubro do corrente ano. Colombo destacou que sempre foi um homem ligado ao esporte e ficou maravilhado com as fotos que constam do livro de luxo. O governador se mostrou entendido em esportes e acredita no crescimento do futebol catarinense em 2013. Foto de James Tavares/Divulgação/Secom
TÚNEL DO TEMPO
Catatau teve grande passagem pelo Atlético Mineiro e pelo Guarani de Campias (SP), mas também atuou no Avaí em 1985. Ponta-direita dos bons, cortava os laterais com uma velocidade impressionante. Tínhamos uma ótima amizade e o danado ainda era ventríloquo. Catatau mora em Campinas, onde comanda uma empresa de embalagens.
DALMO, O "ÚNICO"
Muitos árbitros FIFA, nos últimos anos, trabalharam em Santa Catarina, filiados á Federação Catarinense de Futebol, mas apenas um é cria do nosso estado: Dalmo Bozzano (C). Nossas revelações não conseguem chegar no patamar dele e agora o Delfim optou por importar o paranaense Héber Roberto Lopes. Claro que a ideia é fomentar a rivalidade interna e aproveitar a experiência do Heber com o escudo da FIFA. Acredito que, por um bom tempo, o Dalmo ainda será "eterno".
BELA SUELEN
Musa da festa do Pinhão e Musa do Internacional de Lages, Suelen Chaves espera trazer sorte para o colorado lageano, que está ensaiando um retorno triunfal na elite do futebol catarinense. Com novo presidente, e com ações de marketing, o Inter tem tudo para voltar por cima, ainda mais que o estádio Vidal Ramos Júnior me traz gratas lembranças.
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
TÚNEL DO TEMPO
Time do São Paulo em amistoso no Orlando Scarpelli diante do Figueirense, na década de 80. Em pé, algumas figuras conhecidas como o uruguaio Dario Pereira (E), o goleiro Gilmar e o zagueiro Oscar, o primeiro da direita. Na turma agachada, Careca, que mais tarde jogaria com Maradona no Nápoli, é o terceiro da esquerda para a direita. Clube paulista era patrocinado pela Federal, loteria da época. Foto de Polidoro Júnior/Arquivo Pessoal
NA TV
Uma equipe do Esporte Espetacular esteve em Brusque e fez uma reportagem especial sobre o amistoso de 1958, em que o Carlos Renaux quase venceu o Botafogo do Rio. A matéria será apresentada em 2013, ano do centenário do clube brusquense. A bola daquela partida ainda está de posse da diretoria do Renaux. Neste foto, estão: Petrusky (E) e Agenor, do Carlos Renaux, com o craque endiabrado Garrinha ao centro.
HISTÓRICO
Time do Carlos Renaux de 1958, formação que empatou em 5 a 5 com o Botafogo de Garrincha, Didi e Nilton Santos, em pleno estádio Cônsul Carlos Renaux, em amistoso histórico no dia 30 de março, em Brusque. O Botafogo tinha sido campeão carioca e era a base da seleção brasileira que conquistou o título mundial na Suécia. O time catarinense abriu 5 a 1, mas depois o Fogão encostou, mas deu o que falar. Teixeirinha ( o calvo de bigode agachado) e Julinho Camargo estão nessa foto.
DUPLA DINÂMICA
Welinkson Bozzano, o da esquerda da foto, que foi assistente da CBF e árbitro também no futebol catarinense, ao lado do inseparável, folclórico, e querido Mozart Badia, também "segurança" do Delfim, tem sido um grande colaborador meu para a preservação da memória do futebol catarinense,. Welinkson sempre me envia fotos do pai dele (o ex-árbitro Celso Bozzano) e eu também lhe dou algumas fotos do meu arquivo. Ele é sobrinho do Dalmo, o nosso único, inigualável, ex-árbitro FIFA.
CADÊ O SÉRGIO LOPES?
Leitor e internauta Ayrton Luiz Balsemão me enviou essa foto do Internacional, campeão gaúcho de 1961. Ele era fã de Sérgio Lopes, depois conhecido como Fita Métrica, um volante de extrema qualidade, passes certeiros e um líder nato, o primeiro da direita que está em pé na foto. Sérgio Lopes reside faz anos nos Ingleses, Norte da Ilha, mas não é muito visto em eventos esportivos na cidade. Faz poucas aparições ao longo do ano.
sábado, 15 de dezembro de 2012
RELÍQUIA
Foto que está no facebook do ex-goleiro Joceli dos Santos, também conhecido como Joceli Branco, com os jogadores do Avaí subindo o Morro da Cruz, aqui em Florianópolis. Clique na foto e veja como a região não tinha quase nenhuma moradia, além de ser de chão batido. Joceli é o de camisa branca no pelotão da frente. Foto da década de 70.
TÚNEL DO TEMPO
Jogador do Próspera é atendido no gramado do estádio Adolfo Konder e o volante Caco (7) apenas observa, enquanto o árbitro (E) sai para procurar o atleta que fez a falta e já vai com a ideia de dar o cartão amarelo.
PROMETE INCOMODAR
Com um grupo forte, o Atlético de Ibirama, sob o comando de Mauro Ovelha, pode deixar de ser apenas um coadjuvante para entrar na briga pelo título do Catarinense 2013. Um dos bons reforços é o volante Carlinhos Santos (foto), que já foi finalista com o Joinville em 2010 e no ano passado com o Criciúma. Foto de Aguante Comunicação/Divulgação.
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
APOIO TOTAL
Bastou publicar a foto (blog e twitter) sobre o estado de saúde do ex-jogador Julinho Camargo, de passagem por Paula Ramos, Figueirense, Avaí e Carlos Renaux, que muitas pessoas se sensibilizaram e mandaram fotos da época em que ele atuava. Estou preparando uma reportagem bem legal e uma surpresa para Julinho Camargo, também presenteado com o livro-álbum sobre o estádio Adolfo Konder. Foto de Carlos Amorim/Divulgação
GRANDE TIME
Uma das grandes equipes já formadas pelo Avaí em todos os tempos. Timaço da década de 70, sendo que a maioria conquistou os títulos estaduais de 1973 e 75. Em pé, da esquerda para a direita: Ubirajara, Carlos Roberto, Vilela (o Juarez Vilela, que virou treinador), Souza, o Pelezinho, já falecido, Lourival (Boca de Mina) e o Ari Prudente, também chamado de Lili. Agachados estão o ponta Ademir, que veio do Flamengo, Balduíno, Toninho, Zenon, que mora em Campinas (SP), e o artilheiro Juti, que sabia marcar gols como poucos no futebol brasileiro.
NOVO BALÃO?
Presidente do Avaí (foto) anda espalhando que Marquinhos Santos pode retornar à Ressacada em 2013, o que eu acho muito difícil. Acho que essa balela não passa de mais uma das tantas promessas tão comuns na administração do Zunino. A volta do Marquinhos seria, na minha opinião, um retrocesso na carreira dele. O momento que vive no Grêmio e a grana que recebe representam muito para um jogador que está há alguns anos de dar a volta olímpica e partir para uma nova profissão.
BOLEIRADA EM FLORIPA
Na próxima sexta-feira - no estádio Orlando Scarpelli - o agente FIFA Thiago Bastos - estará recebendo uma série de atletas profissionais e artistas para o tradicional Encontro das Estrelas, que já foi realizado em cidades como Itajaí e Balneário Camboriú. Entre algunas convidados, Rafinha, Kieza, Antônio Carlos (Botafogo), Djalminha, Júnior Baiano, Alex (Coritiba), e outros, com arbitragem do Margarida. Clique no cartaz e veja mais detalhes. Thiago estará no Clube da Bola deste sábado, pela RIC, para toda Santa Catarina.
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
TÚNEL DO TEMPO
Meia Edson Nerí disputa a bola com o zagueiro do Laguna em 1987, ano em que o Figueirense disputou a 2ª Divisão do futebol catarinense. Naquele ano, o Blumenau voltou para a 1ª Divisão como campeão e o Alvinegro como vice. PS: A camisa do Figueirense era fornecida pela Campeã, de Joinville.
FORMA 1
Zagueiro Rafael - tricampeão estadual pelo Avaí - acertou com o Joinville e mantém a forma em uma academia em Porto Alegre, cidade onde residem os pais do atleta. Com Catarinense, Copa do Brasil e série B, Rafael sabe que terá muitos jogos pela frente em 2013. O zagueiro enalteceu a força do torcedor do Jec dentro da Arena Joinville. Foto: AV Assessoria/Divulgação
FORMA 2
Meia Athos - da Chapecoense - também mantém a forma apesar de estar em férias. pela Chapecoense, na próxima temporada, o calendário será melhor e tem a série B como a grande novidade para o verdão do oeste. Foto: Aguante Comunicação/Divulgação
MAIS UMA
9 grandes clubes do futebol brasileiro enviaram camisas oficiais autografadas pelos seus jogadores enderaçadas ao Clube Atlético Carlos Renaux, aniversariante de 2013, ano em que o clube brusquense estará comemorando o seu primeiro centenário. A camisa do Vasco foi a última que chegou e veio com um autógrafo pra lá de especial: do eterno ídolo (e presidente do clube vascaíno) Roberto Dinamite (ver detalhe).
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
TÚNEL DO TEMPO
Jogadores do Avaí em treinamento de chutes a gol na Ressacada, em 1984. Atacante Renato é o primeiro da direita e logo em seguida Flávio Roberto, Biguaçu e Nelsinho.
JULINHO CAMARGO
Na manhã desta quarta-feira, fui fazer uma visita ao ex-jogador Julinho Camargo. Lúcido, simpático, emplaca os 80 anos sem falar muito do acidente que tirou toda a mobilidade dele, já que ficou tetraplégico. Foi um jogadorzaço, dizem os antigos, incluindo o primo Roberto Alves, que o coloca na seleção dos melhores de todos os tempos no futebol catarinense. Julinho defendeu Paula Ramos, Figueirense, Avaí, Carlos Renaux e seleção catarinense. Por sugestão do desembargador João José Ramos, fui levar o livro-álbum que lancei sobre o estádio Adolfo Konder, palco onde Julinho Camargo tanto jogou. Não tem como não se emocionar, mas ele deixa muitas lições ainda em vida. Foto de Carlos Amorim/Divulgação.
FIGURAS
Albeneir (E), Balduíno, Gelson e Toninho Camarão estiveram em Brusque no último domingo, prestigiando a bela festa organizada pelo ex-volante Palmito, campeão pelo Brusque em 1992.
PRA MATAR SAUDADES
Treinamento do Figueirense puxado pelo Albeneir (E) e acompanhado por Guilherme (ex-Grêmio), Rocha, Edson Neri, Waschington e tantos outros.
FESTA EM BRUSQUE
Gélson (E), Soliz, eu, Nardela e Jairo Lenzi. Feras do futebol catarinense em confraternização no estádio do Paysandu de Brusque, no último domingo, quando foi comemorada a conquista do título estadual do Brusque de 1992. E dizer que longos 20 anos já se passaram. Foto: Rodrigo Santos/Divulgação.
TÚNEL DO TEMPO
Atacante Toninho Quintino fazendo aquecimento embaixo da arquibancada do Scarpelli (tobogã) e próximo do portão principal que dá para a avenida Santa Catarina.
GENTE NOSSA
Galera boa de Palhoça, como o prefeito Ronério, o motorista dele, o avaiano fanático Joãozinho, o ex-vereador Bala, e a turma que vai apoiar o futebol do Guarani de Palhoça. Foto de Carlos Amorim/Divulgação
PASSADO
Goleiro Braulino (E), atualmente presidente do Olímpico de Blumenau, e o volante Alaércio, justamente no dia em que estavam no hotel e seriam apresentados ao novo clube, o Blumenau Esporte Clube. Não tenho a data precisa, mas foi no final da década de 80.
QUE TRIO
Marcelo Mancha (E), Cuíca e Polidoro Júnior, marcando presença no Festival de Ostras do Ribeirão da Ilha. Galera do Clube da Bola e do Jornal do Meio-Dia, marcando presença. Foto de Northon Bouesfield/Divulgação.
TÚNEL DO TEMPO
Treinador Ladinho no banco de reservas do Avaí na Ressacada, tendo ao lado o preparador físico Dacica. O ano era 1983. O goleiro que aparece (camisa com listras) é o Borba, natural de Biguaçu.
Assinar:
Postagens
(
Atom
)