quinta-feira, 31 de maio de 2012

TÚNEL DO TEMPO

Treino do Figueirense em 1979. Sebinho, o da esquerda, ergue a camisa de treino. Peçanha (D), Almir e Marquinho observam o treinamento físico dos demais jogadores do grupo alvinegro. Foto: Arquivo Pessoal/Polidoro Júnior/Blog

GOLEADOR DE VOLTA

Aloísio foi um dos relacionados pelo treinador Argel Fucks e seguiu com a delegação do Furacão para Atibaia, a fim de uma intertemporada de 10 dias, em uma das estâncias mais procuradas do país e por clubes de futebol profissional. ALoísio é, no momento, um jogador imprescendível e está fazendo muita falta. Recuperado, inteiro, é titular absoluto do Alvinegro.

ELE GOSTA

Dois dias antes da decisão do primeiro jogo do Catarinense de 2012, na Ressacada, fui participar ao vivo do SC no Ar direto lá do estádio Aderbal Ramos da Silva, e encontrei com o Evando. Naquele dia, ele já havia comentado comigo que estarva em negociações com o Avaí. Apesar dos 35 anos de idade, Evando ainda é um garoto. Um atleta que se cuida muito e pode dar um bom retorno ao clube, nem que 2012 seja o ano da despedida dele dos gramados. Paixão, comprometimento, raça e doação, Evando tem de sobra.

EMBARQUE PARA ATIBAIA

Argel Fucks terá dez dias para conhecer mais a fundo os jogadores que estão á sua dispopsição e pode, por que não, encontrar no elenco gratas surpresas. Foram relacionados 30 jogadores, mas o gringo Wilson Pittoni não embarcou. O volante Túlio, um dos mais experientes do elenco alvinegro, está na poltrona logo atrás, aguardando o seu companheiro de viagem. Foto de Carlos Amorim/Figueirense.

5 x Evando

Poucos jogadores retornam para o mesmo clube uma segunda vez, imagina cinco vezes. Evando tem essa relação com o Avaí e, de forma acertada, até pelas poucas opções que possui o treinador Hemerson Maria, a maioria da torcida azurra concorda com a volta do recente ídolo dos avaianos. Evando é daqueles jogadores raçudos, dedicados, e com faro de gol. Foto de Alceu Atherino/Avaí.  

TÚNEL DO TEMPO

Foto do primeiro jogo da decisão do Catarinense de 1994, partida disputada em Criciúma no dia 11 de dezembro, que terminou com vitória do Figueirense por 1 a 0, gol do atacante Flávio. Em pé, da esquerda para a direita: goleiro Rogério, Gilmar Serafim, Gelásio, Coutinho, Soliz e Luizinho. Agachados: Flávio, Mário, Narcisio, Ricardo e Biro-Biro. O da esquerda em pé (de agasalho) e apito pendurado é o preparador físico Marco Aurélio Ávila.

GUGA E RUI

Comentarista mineiro Rui Guimarães, que já se considera também um manezinho, teve o prazer de passar alguns minutos com o nosso famoso Guga Kuerten, na noite da última terça-feira. Guga deu uma espiada no primeiro tempo do jogo do Leão em Goianinha, mas por compromissos assumidos, e não são poucos, teve que deixar o local. Guga anda com 3 celulares, que não param de tocar um minuto sequer. Requisitado, mas humilde, sempre estampa o sorriso no rosto e passa carisma, simpatia e boa vontade com quem quer que seja. Fotos de Evandro Almeida/Divulgação.

QUE TRIO

Marcelo Mancha, Guga e Rui Guimarães. O nosso manezinho número 1 será uma das atrações do Clube da Bola deste sábado, pela RIC TV.

FAMÍLIA AVAIANA

Guga, agora garoto-propaganda da Lacoste, com Rafael Luiz (d) e os pequenos avaianos, Rafael e Júllia Karolina.

GUGA E RODRIGO


quarta-feira, 30 de maio de 2012

BELO EXEMPLO DAS IRMÃS

Luciane, a Avaiana, e Rosana, a Alvinegra, são irmãs de sangue, mas torcem cada uma pelo seu time de coração. Fizeram o gesto do "Tamo Junto" do Clube da Bola e estão de parabéns, pois mantém viva a chama da rivalidade entre os dois clubes, porém enaltecem o respeito ao próximo.

PROJETO CAMPEÃO

Garotada do sub-11 do Avaí, festejando a conquista do título de campeão da 11ª edição da Copa Santa Catarina de Futsal. Diogo é o coordenador geral da base avaiana e Cléber Rottava, o treinador dos meninos. A comissão técnica ainda é formada por Daniel Ramos (prep. físico), Lucas Klein (treinador de goleiros) e Bruno Seara, fisioterapeuta.

ATIBAIA: A META

Em uma intertemporada de 10 dias, o Figueirense pretende unir mais o grupo e criar um vínculo maior com o próprio treinador Argel Fucks. Como o Alvinegro volta a jogar somente no dia 7 de junho, no Pacaembu, diante do Corinthians, a diretoria de forma acertada optou por levar o grupo para uma das estâncias mais lindas desse país e para um local muito frequentado por grandes clubes do futebol brasileiro. 

REFORÇA URGENTE

Entre uma rodada e outra, fica cada vez mais evidente a necessidade de contratações por parte do Avaí. Uma competição tão longa não é a mesma coisa que um simples campeonato catarinense. Com um empate, uma vitória e uma derrota, nesta série B, é possível avaliar que o grupo azurra perdeu o brilho e a boa sequência de vitórias do estadual. Mais do que isso, alguns jogadores não evoluíram na competição nacional. O jogo de ontem, na derrota por 1 a 0 para o América de Natal, apenas ratificou as deficiências que estamos citando aqui. 

terça-feira, 29 de maio de 2012

MUITO OBRIGADO

Esse cara que está comemorando algo eu não conheço, mas a ideia é a de mostrar a minha alegria por alguns números alcançados aqui no blog. Já emplacamos mais de 4000 postagens, 129 seguidores, 2.292 comentários e mais de 340 mil visualizações. Não estão computadas as participações no Mural de Recados, um das atrações do blog. Além disso, o blogger me informa que tenho acessos permanentes de várias partes do mundo, como Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Rússia, França, Reino Unido, Itália, Argentina, África do Sul, etc.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

"TAMO JUNTO", HULK

Gesto popularizado no Clube da Bola, e que virou febre estadual, agora também copiado pelo atacante Hulk, da seleção brasileira, na vitória do último sábado, diante da Dinamarca. Mande a sua foto, com a camisa do seu time de coração, e envie para o clubedabola@ricsc.com.br

WALDOMIRO VEM

O ex-presidente do Joinville, Waldomiro Schultzer, estará nesta sexta-feira, em Florianópolis, na sede da Fiesc, na comemoração dos 25 anos da Associação dos Clubes Profissionais de SC, entidade fundada por ele. Nesta foto, Waldomiro está com a faixa de hexacampeão catarinense.

JÁ TREINA

Segundo informações da assessoria de imprensa do Avaí, e também do assessor exclusivo do próprio atleta, o volante Bruno já retornou aos treinamentos físicos e a recuperação depois da fratura na mandíbula está sendo muito rápida. Marcinho Guerreiro será o substituto de Bruno amanhã, em Goianinha.

sábado, 26 de maio de 2012

TÚNEL DO TEMPO

Comemoração de gol do Figueirense na década de 70, erm uma partida no Scarpelli, diante do Grêmio. O baixinho da camisa 8 é o nosso reizinho Balduíno, autor do gol, abraçado pelos companheiros, ou melhor, quase "engolido".

ESTÁ DE VOLTA

Atacante Júlio César será umas das novidades do Figueirense para a partida diante do Fluminense, neste domingo, no Engenhão. Vai formar o ataque com o Caio, que salvou o time de um empate em casa, diante do Náutico, na primiera rodada. No meio-campo alvinegro, Argel vai contar com a experiência de Ygor e Túlio, além de escalar mais um volante, Toró, com o complemento do Ronny. O tricolor das Laranjeiras, todo desfalcado e de crista baixa depois da eliminação na Libertadores, que se cuide! Foto de Carlos Amorim/Figueirense.

HISTÓRIA DO BEC

Também fui informado que jornalistas e historiadores estão colhendo os dados da história do Blumenau Esporte Clube. A ideia é lançar um dvd e um livro, eternizando na memória de todos, as conquistas do BEC, de Blumenau. Nesta foto do meu arquivo pessoal, estão dois jogadores: Atacante Bizu e zagueiro Gilberto.

HOJE NO CLUBE DA BOLA

Quem não pôde assistir ontem o jornal do Meio-Dia, vai se emocionar com a reportagem especial sobre o treinador Hemerson Maria, o treinador mais humilde do futebol brasileiro. O repórter Claiton Ramos começou a reportagem na Ressacada. Foi até a praçinha do Balneário do Estreito e promoveu o reeencontro de Maria com o Bellini, quie foi treinador dele. Não satisfeito, a reportagem foi até a casa onde morou Hemerseon Maria no bairro Procasa, em São José, e conversou com a mãe do treinador avaiano, dona Maria Marlene Maria. Emoção pura. Hoje, 13 horas, no Clube da Bola, a reportagem complerta. Não percam!

LIVRO DO INTER

Essa foto, do então repórter JB Telles entrevistando o jogador Puskas, estará no Livro do Internacional de Lages, que será lançãdo no dia 21 de junho. Há uma forte campanha para a volta do Inter aos bons tempos do futebol catarinense. O povo laegano merece a volta do futebol profissional na cidade. Quem não lembra do estádio Vidal Ramos Júnior e do melhor gramado do futebol catarinense? Perdi as contas de quantas partidas transmitimos, eu e o Roberto (Alves), direto de Lages pela TV Cultura.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

TÚNEL DO TEMPO

Em 1976, Velha foi campeão no futebol candango (Brasília). Em 1981, ele foi treinador do Figueirense. Maurílio José de Souza, popularmente conhecido como Velha, é o da esquerda da foto, com a camisa com patrocínio da Rainha. Gente da melhor qualidade e um treinador muito competente.

PERDEU O PIQUE

Wilson (foto) foi se machucar logo em um momento tão importante para conquistas pessoais, como recordes com a camisa do Figueirense. Ele igualou ao Peçanha e ambos estão com 304 jogos disputados pelo Figueirense e eu havia comentado que a meta do Wilson é encostar e depois passar do Balduíno, que jogou 335 vezes com a camisa do Figueirense. Como o Wilson deve ficar forta do time por quase um mês, a história perdeu a graça. Pelo menos, por enquanto.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

"SOU FUNCIONÁRIO"

Depois do episódio contsrangedor quando da sua apresentação, em que jogadores de braços cruzados foram pedir a permanência do Carlito Arini, o gerente de futebol Marcelinho Paulista resolveu conceder entrevista e, por tabela, com hombridade, falou algumas verdades. Uma delas é que ele é funcionário do Avaí e não existe essa tal figura de parceiro, "plantada" por alguns dentro do próprio clube. Aliás, o que mais tem nesse departamento de futebol do Avaí é vaquinha de presépio do Zunino. Uma pá deles, tudo balançando a cabeça. Quem não concorda com isso, já largou o barco faz tempo. Quem concorda, fica, por uma série de interesses pessoais. Chego à conclusão que essa parceria nunca existiu e foi mais um balão de ensaio, como o avião russo, etc. Marcelinho, comigo, você tem crédito.  

JOGAVA MUITO

Antônio Nunes - o Lico - campeão do mundo pelo Flamengo, em 1981. Essa foto é da cidade de Imbituba, assim que o craque retornou para a sua cidade natal, depois das homenagens no Rio de Janeiro, quando da chegada ao Brasil da delegação rubro-negra. Lico, segundo Zico, foi o jogador mais completo com quem o Galinho de Quintino já atuou, segundo palavras do próprio Zico, em publicação lançada meses depois do Mundial de 81.

BONS TEMPOS

Estádio Aderbal Ramos da Silva - a Ressacada - completamente lotado na grande final do Campeonato Catarinense de 1988, na decisão entre Avaí e Blumenau, que culminou com o título do Leão da Ilha, 13 anos depois da última conquista, ocorrida em 1975.. Destaque para a antiga "costeirinha", superlotada. Foto do arquivo de Édio Melo/Arquivo Pessoal/Blog Polidoro Júnior.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

TÚNEL DO TEMPO

Foto de torcedores prestigiando a inauguração do gramado do estádio Orlando Scarpelli. Publiquei a mesma na minha coluna de hoje do Notícias do Dia e faço a seguinte correção: o ano é 1962 e não a década de 70, segundo me informou a Nádia Polli, a segunda que está sentada, da esquerda para a direita. Vamos identificar alguns: Amélia (E), Maria Helena e Nádia Polli, as três primeiras mulheres da esquerda. O de bigode era o ex-dirigente do Figueirense, José Dias, e a mulher dele, a Nilma. O lorinho que está no colo, ainda na fileira dos sentados, é o Nico, e ainda a Regina e o Jaime. Na cerca, à esquerda, estão Lincol e Libório Soncini.

TURMA DA MÍDIA

Ontem - na Ressacada - por volta das 19 horas, bem na hora do lanchinho, alguns integrantes da mídia esportiva da capital acabaram se encontrando, fato que é muito raro, mesmo porque cada profissional tem o seu horário para entrar no ar. Repórter Evaldo Luiz, que comprou uma maquininho nova, e está todo faceiro, foi o mentor de fazer a foto. Até o roupeiro Duca, do Avaí, entrou na onda. Da esquerda para a direita: Evaldo Luiz, Miguel Livramento, Duca, Rogério Luiz, Sérgio Murilo e Polidoro Júnior.. Agachados: Luiz Gustavo (E) e Almi Henrique. 

PEGA O BADÚ

Wilson, neste domingo, diante do Fluminense, vai completare 305 jogos com a camisa do Figueirense, passando Peçanha, que é o seu atual treinador de goleiros, e que jogou 304 partidas pelo Furacão. A próxima meta do Wilson é um baixinho bom de bola, que jogou muito futebol e que vestiu a camisa do Figueirense em 335 partidas, de 1978 a 1984: Balduíno. Se Wilson não for para o futebol inglês, tem tudo para passar o Badú, fechando a segunda meta pessoal do ano. Faltariam 30 partidas para igualar com o baixinho, sendo que Wilson, depois de domingfo, terá mais  36 partidas pela série A. Alguém duvida que o Wilson não baterá a marca do Badú?

DEPENDE DELE

Votei no meia avaiano Cléber Santana - pela Regional FM 106,5 - como o craque da partida de ontem, muito mais ainda porque é o jogador mais lúcido do time azurra. Não foi uma grande atuação da equipe, porém foi o Avaí quem mais buscou o gol. Já o São Caetano atuou muito na retranca e assustou mesmo apenas na etapa inicial. Fica evidente que o time da capital catarinense precisa de reforços, principalmente para o meio-campo e o ataque. Alguém que possa dividir essa responsabilidade com o Cléber Santana e também mais opções ofensivas para o Hemerson Maria. A competição é longa e o Leão vai precisar de um bom elenco. Foto de Alceu Atherino/Avaí.

terça-feira, 22 de maio de 2012

TÚNEL DO TEMPO

Time do Postal Telegráfico, aqui de Florianópolis, em foto no "gramado" do estádio Adolfo Konder, onde foi construído o Shopping Beiramar. A setinha aponta para o zagueiro Bibi, que também defendeu o Figueirense. Quem vivenciou o estádio Adolfo Konder vai lembrar das arquibancadas, da casa lá atrás que já serviu de concentração para os jogadores do Avaí, e o gramado, muitas vezes castigado pela série de partidas disputadas no local.

VITÓRIA, HOJE!

Passar pelo São Caetano será a maior meta do Avaí nesta terça-feira, a partir das 21 horas, na Ressacada. Para alguns, o Avaí ganhou 1 ponto em Varginha, mas convenhamos que o Leão tinha tudo para sair vitorioso do interior mineiro. Já o São Caetano vem de derrota em casa e quer descontar na Ressacada. O time paulista possui bons jogadores e é um time alto, portanto muita atenção dos avaianos na bola aérea. Uma partida importante para arrancar bem, com uma boa vitória do Leão dentro de casa. Foto de Alceu Atherino/Avaí.

ESTILO ARGEL

Argel Fucks é motivador por natureza, exigente, de poucos sorrisos, e um profissional que prima pela seriedade e comprometimento de todos no trabalho do dia-a-dia e nas partidas oficiais. Talvez fosse mesmo o estilo que estivesse faltando no Scarpelli. Se vai agradar a todos ou não, o tempi dirá, mas a primeira impressão foi muito boa. O clube também informa sobre uma intertemporada de 10 dias no interior paulista, logo após a partida com o Fluminense, neste domingo. Um tempo muito bom para que o grupo conheça mais o novo treinador alvinegro. Foto de Carlos Amorim/Figueirense.

FERAS VIRÃO

Ronaldo Fenômeno, Dentinho, André Santos, Felipe Santana, zagueiro Thiago Silva e até o Neymar, que deve confirmar a sua presença até o final deste mês, serão algumas das atrações do Futebol das Estrelas, partida beneficente que acontecerá no Scarpelli no dia 13 de junho, jogo festivo que faz parte da programação de mais um aniversário do Figueirense.,

VOLTA EM 15 DIAS

Volante Bruno deve ficar uns 15 dias em recuperação da cirurgia na mandíbula, fraturada em um lance no final do segundo tempo da partida com o Boa, em Varginha, pela série B. A foto mostra o atleta na sala de recuperação, logo depois do ato cirúrgico. De bom humor, Bruno ainda faz o sinal de positivo e que tudo correu bem.

domingo, 20 de maio de 2012

TÙNEL DO TEMPO

Árbitro Miguel Laureano (E), policiais em campo, jogadores do Blumenau Esporte Clube - o BEC- fazendo rodinha, e o repórter Gastão Dubois dentro de querendo saber de tudo. Coisas comums na década de 80.

COMEÇOU BEM

Com recuperação moral e da auto-estima, pressão para cima do adversário, e dois belos gols, o Figueirense superou o Náutico por 2 a 1, mas o Timbu quase atrapalhou a festa alvinegra no Scarpelli. Fernandes e Caio deram um belo cartão de visitas na série A 2012 e devolverama a alegria ao torcedor que enfrentou chuva e frio. Um jogo às 21 horas de um sábado é para deixar todo mundo em casa, mesnos os fanáticos. Fernandes mostrou que queria jogo e Caio fez um golaço de placa. Fotos de Carlos Amorim/Figueirernse

APOIO DO TIME


ARRANCOU 1 PONTO

Era para ter obtido três pontos, mas o Leão da Ilha cometeu alguns pequenos vacolos e permitiu o crescimento do fraco time boveta. Porém, em se tratando de jogo fora de casa, há que se considerar alguns fatores e o 2 a 2 não foi tão desastroso assim. Gostei muito da atuação de Cléber Santana, Pirão e do Mika, mas os atacantes não foram bem e o Patric correu muito e foi pouco útil. Sabemos que é possível fazer melhor e errar bem menos. Que o São Caetano pague essa conta, nesta terça-feira, na Ressacada. 

sábado, 19 de maio de 2012

IGUALOU

Wilson (E) igualou a marca de Antônio Manoel Peçanha(D), até então o goleiro que mais vestiu a camisa do Figueirense em toda a história do clube alvinegro, desde a sua fundação em 12 de junho de 1921. Peçanha jogou 304 partidas. Wilson chegou a 303. Quando pisar no gramado do Scarpelli logo mais, diante do Náutico, estará igualando a marca do seu atual treinador de goleiros. No jogo seguinte, já vai emplacar 305 partidas e vai deixar o Peçanha cada vez mais na segunda colocação. Isso se o Wilson não deixar o clube ainda neste ano. Depois conto.

BOAS CHANCES

Contando com o goleiro Diego (foto), e todos os demais titulares, o Leão da Ilha estará completo neste sábado em Varginha diante do Boa, time mineiro que foi o oitavo colocado no certame mineiro, enquanto o Avaí ergueu o troféu de campeão catarinense. Dos três jogos da rodada inaugural da série B ontem, dois deles (América-MG e Bragantino) arrancaram vitórias como visitantes, meta do Avaí logo mais em Varginha. Foto de Alceu Atherino/Avaí

AS ESTREIAS

De times e de treinadores. Argel (foto) no Figueirense, Paulo Comelli no Criciúma e de Leandro Campos no Joinville. Dos cinco times de SC neste Brasileirão (séries A e B), três estarão com caras novas no banco e no comando. Argel Fucks herdou alguns problemas na transição do Branco logo após o término do Catarinense e passou a semana motivando os jogadores. O adversário deste sábado é o Náutico, do Alexandre Gallo, e tudo pode acontecer, mas o Alvinegro tem futebol suficiente, apesar de desfalcado de atacantes, para superar o Timbu. Aliás, precisa arrancar com o pé direito.

100 x ROBINHO

Contestado demais, desde quando chegou, Robinho sempre teve essa relação de amor e ódio dentro do Avaí, muito mais pela instabilidade do seu futebol. Grande parte da torcida não o reconhece como um jogador de grande qualidade, e grande parte da mídia também, na qual estou incluso, mas Robinho já conquistou dois campeonatos catarinenses (2010 e 2012), tendo marcado 14 gols com a camisa avaiana. Neste ano, melhorou demais o seu desempenho e chega aos 100 jogos com a camisa do Avaí em alto estilo. Se tiver um pouco mais de paciência, pode conquistar em 2012 o reconhecimento de todos.

BOM JOGADOR

Atacante Caio - ex-Botafogo- já se constitui como um dos principais reforços do Figueirense para a série A 2012. Um jogador rápido, inteligente e artilheiro. Com Héber e Aloísio lesionados, Júlio César suspenso, e com uma dupla de atacantes que parou faz alguns jogos, Caio tem tudo para recuperar o poderio ofensivo do time. Foto de Carlos Amorim/Figueirense.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

TÚNEL DO TEMPO

Renato Sá (E), ex-Grêmio, Botafogo, Figueirense e Avaí, com Cassiá, que teve rápida passagem pelo Figueirense. Renato Sá disputou 15 clássicos pelo Avaí contra o Figueirense entre os anos de 1976 e 77, com 4 vitórias, 6 empates e 5 derrotas, enquanto defendeu o Figueirense contra o Avaí em 1984, tendo disputado dois clássicos com a camisa alvinegra, quando obteve 1 vitória e uma derrota. Já o zagueiro Cassiá defendeu o Figueirense contra o Avaí em apenas um clássico em 1982 e saiu derrotado de campo.Foi o clássico 264, segundo o historiador Jairo Roberto de Souza, com vitória do Leão por 4 a 0, no Scarpelli. O Figueirense teve Peçanha; Almir, Cassiá, Reginaldo e Ricardo Camarão; Serginho, Balduíno, Edison e Jaci; Albeneir e Nelo. O Avaí teve Zé Carlos; Humberto, Silva, Pedro Paulo e Almir; Caco, Eli e Bira Lopes; Tadeu, Osmari e Carlinhos.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

FICOU PERDIDO

Fui 25 anos setorista de Avaí e Figueirense e nunca presenciei uma cena como a de ontem, quando os jogadores avaianos entraram de braços cruzados e interromperam a apresentação de um diretor, fruto de uma parceria nova e que pode ser vitoriosa. Corinthians é Corinthians. Se é que vai ser mesmo com o Timão, porque hoje acompanho tudo à distância e não acredito muito em dirigente de futebol. O que causa polêmica é o ato, uma saia justa para o clube, e uma escancarada quebra de hierarquia. Geralmente esse "boicote" é feito nos bastidores. O lado bom é que foi uma manifestação aberta, pública, de todo o grupo. Como o presidente não demitira a todos, ficou com cara de tacho. Marcelinho Paulista (foto) pode representar o retorno do Leão á elite, mas o início, convenhamos, não foi dos melhores.

DEMITIDO MESMO

Carlos Arini deve guardar como um "troféu" a manifestação histórica de ontem dos jogadores avaianos, que acabaram adentrando a sala de imprensa e paralisaram a entrevista em que o presidente Zunino apresentava o novo gerente de futebol, Marcelinho Paulista. Os atletas não estavam contra a presença do novo diretor, porém não queriam era a demissão do Arini. Só que o Marcelinho não é bobo e não iria aceitar a permanência do Arini. No futebol o que mais tem é trairagem. A repercussão, positiva ou negativa, desse balaio de gato, vamos saber somente com os primeiros jogos do Leão na série B.

TEMPO AO TEMPO

Como de costume, há torcedores contestando a contratação do Argel Fucks (E) para treinar o Figueirense na série A, mas lembro de alguns nomes, igualmente desconhecidos num passado recente, mas que lograram êxito logo no primeiro clube como novatos treinadores: Roberto Cavalo, Dorival Júnior, Cuca, Hemerson Maria, etc. Deixa o Argel trabalhar, para depois, então, cobrar resultados. Foto de Carlos Amorim/FFC.